Na minha ânsia de aprendizagem, além de consultas a diversos sites de cachimbos e tabacos, também procurei livros sobre o assunto. Adquiri 5 livros editados no Brasil, todos sobre tabacos e cachimbos. São de leitura recomendada, alguns mais que outros. Minha busca não termina aqui. Vou caçar edições de livros famosos sobre cachimbos, publicadas no exterior.
1 - "Tabacos e Cachimbos - De Cristovão Colombo até hoje", de Alfredo A. Maia. São Paulo, Ed. Scorteci, 2008. O melhor dos 3 livros que já li, disparado. Comprei-o diretamente do autor e recebi minha cópia com uma dedicatória. O que mais me chamou a atenção neste livro foi o capítulo sobre tabacos. Completo e didático, é uma referência para qualquer cachimbeiro. O autor é membro ativo da cAc.
2 - "O Cachimbo - Ontem, hoje e amanhã", de Ferdinando Lombardo. Brasília, Ed. Thesaurus, 2006. O capítulo mais importante deste livro é o que trata de cachimbos, apesar de o autor também dedicar capítulos a tabacos e a artesãos. Porém, o autor peca por apresentar ao leitor uma visão viesada, enfatizando seus gostos pessoais.
3 - "Sua Excelência o Cachimbo", de Carlos Alberto de Ranieri. São Paulo, 1986. O autor é o proprietário da antiga fábrica de cachimbos brasileira Ranieri. O ponto alto deste livro é uma descrição um pouco mais detalhada do processo de fabricação de cachimbos, com considerações sobre a qualidade da madeira. Outra curiosidade, são alguns 'causos' isolados que o autor apresenta.
4 - "Cachimbo Amigo", de Herres de Souza. Ed. Siqlo, 2003. Livro adquirido online, porém ainda não recebido.
5 - "História do Cachimbo". Departamento Farmacêutico Laboratório Ciba, 1970. Livro adquirido online, porém ainda não recebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário