quarta-feira, 7 de março de 2012

Limpeza de cachimbos

Já, de algum tempo, tenho me preocupado com a limpeza adequada dos meus cachimbos. Minha coleção tem aumentado, adquiri vários cachimbos recentemente - preciso urgentemente atualizar o post inicial.

Sempre limpei os cachimbos apenas com as hastes de algodão e desconfiava de que apenas isso não era suficiente. Recentemente, após brigar muito com um cachimbo antigo adquirido numa feira de antiguidades, resolvi partir para o estudo da limpeza profunda de cachimbos.

Para este cachimbo antigo especificamente, testei a técnica do álcool e sal grosso. Após aplicar a técnica por duas vezes, o cachimbo ficou perfeito. Esta técnica é simples e consiste em encher o fornilho até a borda com sal grosso e por álcool dentro, sem que transborde. Após, deve-se deixar o cachimbo descansar, em pé, por 48 horas. Depois, retira-se todo o sal, que terá adquirido uma cor escura. Pelo que estudei, a técnica pode ser aplicada quantas vezes for necessário.

Eu usei um líquido próprio para limpar cachimbos, ao invés de álcool. De todas as formas, esse produto é feito à base de álcool e pode ser facilmente encontrado em qualquer tabacaria nacional.

Limpador Líquido para Cachimbos Classic 100ml

Recentemente adquiri este outro líquido limpador, da Brebbia, para testar. Ainda não o recebi, mas é este aqui:

Brebbia Pipe Cleaner (55g)

Bem, mas esta técnica não é para ser empregada após cada fumada. Então, ainda preocupado com a simples passada de um limpador de algodão clássico, continuei minha pesquisa pela internet e, após muita leitura, desenvolvi a seguinte técnica de limpeza. Ressalto que esta técnica não necessita ser aplicada após cada fumada. Muitos recomendam que seja aplicada depois de um ciclo completo com todos os seus cachimbos, a 'rotation'.

Esta técnica começa ainda na fumada - e essa parte sim deve ser aplicada em todas as fumadas. Usando limpadores de cachimbo extra absorventes, como estes aqui
Limpador de Cachimbo de Algodão Savinelli - Pacote com 50 (Cônico)
ou estes aqui, que compro no exterior,

B. J. Long Extra Fluffy Pipe Cleaners (36 pack)

vou, a cada três ou quatro minutos, passando-os dentro da piteira, para absorver o excesso de umidade e retirar alguma sujeira. Esta técnica fica um pouco prejudicada em cachimbos com certos condensadores de metal ou com filtros.

Após a fumada, deixo os cachimbos descansando, pois desmontá-los quando ainda estão quentes pode ser prejudicial para o encaixe piteira-madeira. Às vezes, deixo um destes limpadores extra absorventes dentro do  cachimbo. Alguns afirmam que é benéfico para a sucção de mais umidade. Particularmente, não notei muita diferença se deixo o limpador ou não, pois meus cachimbos costumam descansar por 24 horas antes que eu remova a piteira para a limpeza interna.

Bem, enquanto os cachimbos descansam, eu apenas retiro o fumo queimado, mas deixo as cinzas que aderem à parede do fornilho, pois contribuem para a formação do bolo.

Após haver descansado, removo a piteira e, munido de vários limpadores, começo o processo de limpeza. Novamente, afirmo que o processo descrito abaixo não precisa ser feito após cada fumada, mas é de excelente resultado.

Primeiramente, vamos ao cachimbo. O fornilho é limpo com papel higiênico, para a remoção das cinzas. Se necessário, passo também um limpador dobrado nas paredes. Muito importante: para a limpeza do cachimbo uso limpadores com cerdas. Nunca achei destes para vender no Brasil, mas há uma marca americana que produz uns ótimos:

B. J. Long Bristle Pipe Cleaners (40 pack)

que também vêm em pacotes de 80:

B. J. Long Bristle Tapered Pipe Cleaners (80 pack)
As cerdas são essas coisas de plástico vermelho, mais duras que o algodão à sua volta. Quando fico sem estes, uso esses aqui, que apesar de não possuírem cerdas, são mais resistentes que os comuns e são encontrados no Brasil:

Limpador de Cachimbo Extra Longo - Vauen - Pacote com 50

esses são feitos para limpar cachimbos Churchwarden, mas eu apenas os corto ao meio e pronto.

Continuando no cachimbo. Após a esfregada de papel higiênico nas paredes, parto para a limpeza do cabo do cachimbo e do duto de ar. Para esta e para a próxima fase, a da limpeza da piteira, serão usados muitos limpadores de algodão. Inicialmente, passo um limpador seco, apenas para retirar alguma sobra de tabaco. Encosto esse limpador no fundo do fornilho e faço movimentos circulares. Pronto, agora é só bater o cachimbo na palma da mão para soltar mais um pouco de cinzas e restos de tabaco que estavam no fundo do fornilho e no duto de ar.

Agora, segurando o limpador com cerdas pelo meio, borrifo o líquido para limpeza de cachimbos em uma de suas metades e a introduzo no duto de ar. Com movimentos de vai-e-vem e com movimentos circulatórios, esfrego toda a parede do duto de ar e do cabo do cachimbo. Tenha cuidado para que a ponta do limpador não fique encostando no fundo do fornilho, para não absorver sujeira demasiada. Quando se retira essa haste do duto de ar, vê-se que está amarronzada, ou mesmo negra. Agora, introduzo a outra metade (que estava seca), para absorver o excesso de álcool. Repito este processo e utilizo quantos limpadores forem necessários até que a metade que é molhada com o líquido limpador saia do duto de ar com uma cor amarela bem clara, sinal que o cachimbo está limpo.

Pronto. Terminamos com o duto de ar. Eu não emprego o limpador encharcado no líquido para cachimbos dentro do fornilho. No fornilho, apenas o papel higiênico e a muito ocasional retirada de excesso de bolo, com uma ferramenta apropriada, o reamer. Há várias opções:

Brigham Pipe Reamer

Pipe Reamer

Senior Pipe Reamer

Esta ferramenta deve ser empregada quando o bolo está em uma espessura muito grossa. É bem simples: raspam-se a paredes do fornilho, até que o bolo se reduza.

Para finalizar, limpo a piteira. Dessa vez não uso os limpadores com cerda. Uso os normais ou extra absorventes, tanto faz. Como da vez anterior, borrifo o líquido limpador em uma das metades do limpador e o introduzo na piteira, fazendo movimentos de vai-e-vem e circulatórios. Com a piteira, ao menos em seu interior, não há porque se preocupar com o excesso de álcool. Então, borrifo o líquido limpador na outra metade e esfrego novamente, sempre por dentro. Sigo este procedimento até que a haste saia com uma cor clara, e não o marrom ou preto das primeiras passadas. Ao final, passo um limpador seco. Pronto, a piteira está limpa.

Agora, para protegê-la da corrosão e oxidação, aplico um óleo especial, que também não o vi vendendo no Brasil:

Obsidian Pipe Stem Oil 15ml
Este óleo não remove a oxidação já formada (para isso, apenas um esmeril), mas ajuda na prevenção dessa formação, no caso de piteiras ainda intactas. Aplico este óleo com papel higiênico, em toda a extensão da piteira. Depois, com o cachimbo ainda desmontado, deixo o óleo secar por uns 30 minutos. Após o que, passo um pano suave para remover o excesso de óleo. Agora remonto o cachimbo e o ponho de volta no suporte, a esperar sua próxima vez.....

Recentemente também adquiri este produto, apesar de achar que é pura frescura. Ainda não o testei, porque não o recebi. Diz-se que protege o corpo do cachimbo, porque este produto de limpeza é recoberto com uma cerca siliconada. Seria como 'tirar a poeira' do seus briars e mantê-los com um brilho.... como disse, frescura, mas comprei assim mesmo:

Dunhill Pipe Wipe

6 comentários:

  1. Bem detalhado e explicativo, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. estou querendo voltar a fumar cachimbo, muito gostoso, mas, agora estou dando uma aperfeiçoada e pesquisando mais, obrigado pelo seu blog, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Resumindo, parece que é isso:

    Técnica do Sal Grosso:
    1 - Encher o fornilho até a borda com sal grosso.
    2 - Por álcool dentro (ou líquido limpa cachimbos).
    3 - Não deixar transbordar.
    4 - Deixar o cachimbo descansar, em pé, por 48 horas.
    5 - Retira-se todo o sal.

    Não é para ser empregada após cada fumada.


    Técnica Geral de Limpeza:
    Durante a Fumada
    1 - Usar limpadores de cachimbo extra absorventes.
    2 - Durante a fumada, a cada três ou quatro minutos, passar os limpadores dentro da piteira, para absorver o excesso de umidade e retirar alguma sujeira.
    3 - Após a fumada, deixar o cachimbo descansando até esfriar (recomendado por 24 horas) com limpador dentro do cachimbo.

    Limpeza do Fornilho
    4 - Remover as cinzas do fornilho com papel higiênico e/ou limpador com cerdas.

    Limpeza do Cabo e do Duto de Ar
    5 - Passar limpador seco para retirar sobras de tabaco (encostando-o no fundo do fornilho e movimentando-o circularmente).
    6 - Bater o cachimbo na palma da mão para soltar cinzas e restos de tabaco.
    7 - Borrifar líquido de limpeza de cachimbos em uma extremidade de um limpador com cerdas e introduzir no duto de ar.
    8 - Esfregar bastante (movimentos circulatórios e de vai-e-vem) as paredes do duto de ar e do cabo do cachimbo (com cuidado para que a ponta do limpador não encoste no fundo do fornilho).
    9 - Passar a outra extremidade (a que está seca) para absorver o excesso de álcool.
    10 - Repetir os passos 7 a 9 quantas vezes forem necessárias até o limpador molhado sair levemente amarelado.

    Limpeza da Piteira
    11 - Borrifar líquido de limpeza de cachimbos em uma extremidade de um limpador (sem cerdas) e introduzir na piteira.
    12 - Esfregar bastante (movimentos circulatórios e de vai-e-vem) as paredes da piteira.
    13 - Borrifar líquido de limpeza de cachimbos na outra extremidade do limpador e esfregar igual ao passo12.
    14 - Repetir os passos 11 a 13 quantas vezes forem necessárias até o limpador sair levemente amarelado.
    15 - Ao final, passar um limpador seco.

    Óleo Contra Oxidação
    16 - Com papel higiênico, aplicar o óleo contra oxidação em toda a piteira.
    17 - Deixar o cachimbo desmontado secando por 30 minutos.
    18 - Passar um pano suave para retirar o excesso de óleo.

    ResponderExcluir
  4. Comprei alguns cachimbos em feiras de antiguidades a piteira saí com dificuldade, como limpar e lubrificar este encaixe?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. 27 de julho de 2019 - o blog continua ativo?

    ResponderExcluir